Vai vender ou arrendar o seu imóvel? Conheça as melhores dicas de fotografia.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
vender imóvel

Na hora de vender ou arrendar um imóvel uma das coisas que precisamos sempre de fazer é de tirar fotografias que representem o nosso espaço. Mas sabe como fazê-lo da melhor forma?

Vender ou arrendar imóvel? Siga estas dicas para obter melhores resultados!

 

Como fotografar o seu imóvel?

Quando se trata de vender ou arrendar imóveis, a expressão a primeira impressão é que conta é, literalmente, levada em conta. A compra de um imóvel inicia-se, geralmente, pela procura de casas online e é neste ponto onde boas fotografias são essenciais.

Segundo algumas estatísticas, mais de 90% dos compradores de casas procuram em primeiro lugar opções disponíveis online. Desta forma, caso pretende vender o seu imóvel, ter anúncios com fotografias profissionais torna-se extremamente importante, para garantir que o cliente mantém o interesse no imóvel. As fotografias serão o elemento que vai dar a primeira impressão sobre o imóvel, são uma valiosa maneira de o atrair visualmente e só as melhores fotografias irão conseguir captar a atenção do potencial comprador e motivar o contacto e as visitas ao local, para posteriormente se proceder à sua venda.

Não só pela questão do anúncio online, as suas fotografias podem ser uma mais valia num outro qualquer lugar onde esteja a procurar vender o seu imóvel: em flyers, post nas redes sociais onde familiares e amigos podem partilhar o anúncio, na apresentação feita pelo consultor imobiliário a outros colegas do mercado – ou seja, em todos os lugares onde possam existir potenciais clientes interessados, as suas fotos estarão em destaque.

Se procura vender ou arrenda um imóvel, evite utilizar fotografias desfocadas, com divisões desarrumadas, com roupas ou objectos espalhados ou espaços sujos.

Um comprador que procura por uma casa, gosta de se imaginar a viver naquele local, o que não acontece quando o espaço não está visualmente apelativo. Portanto, na hora de vender o seu imóvel, as fotografias ganham uma relevância e podem fazer toda a diferença.

Não vende

vender imóvel

Vende

Não vale a pena tirar fotografias se o seu imóvel não estiver com a melhor apresentação possível. Por isso, na hora de vender o seu imóvel, tenha em consideração as seguintes dicas:

  • Limpe a casa: limpe profundamente todas as divisões (janelas por dentro e por fora, faça as camas, aspire, limpe o pó, limpe a cozinha e zona de lavandaria, o quintal ou jardim se tiver e a garagem);
  • Organize as divisões: móveis arrumados (mesas, cadeiras, portas de armários fechadas), bancada da cozinha, remova itens da casa de banho (escova dentes, cremes, roll-ons..), fios e cabos na sala, brinquedos dos miúdos, etc;
  • Despersonalize: retire pertences, fotos de família, adereços religiosos ou desportivos, etc;
  • Diminua elementos sazonais: decorações de férias ou elementos sazonais para ter fotos intemporais;
  • Decore cada divisão, faça pequenos ajustes que possam fazer a diferença: abrir as cortinas, acender as luzes, pequenos toques que tornam o espaço acolhedor;
  • Garanta luz natural na casa: é um óptimo factor de venda de um imóvel;
  • Deve incluir fotografias das seguintes divisões (se aplicável): cozinha, sala de estar, sala de jantar, quarto principal, quartos, casas de banho, garagem, jardim, paisagem.

Fotografias de qualidade na promoção do seu imóvel serão uma mais valia na hora de vender o seu imóvel e irão fazer toda a diferença no despertar de atenção por parte de possíveis clientes interessados.

Se estiver à procura de vender o seu imóvel, evite alguns erros de fotografias nos seus anúncios.

  • O reflexo do fotografo no espelho ou janela;
  • Tampa da sanita levantada;
  • Carros ou outras distracções capturadas através da janela;
  • Itens desagradáveis em fotografias no exterior – fios eléctricos, caixotes de lixo, carros estacionados;
  • Incluir imagens de divisões muito pequenas – despensa, arrumações (a menos que seja ponto de destaque);
  • Incluir imagens de questões estruturais, divisões inacabadas;
  • Distorção da linha vertical – acontece quando a câmara está inclinada;
  • Tv ou outros aparelhos ligados;
  • Pessoas ou animais de estimação.

Não vende

vender imóvel

Vende

Organização Lógica das Fotografias:

No momento da visita ao imóvel com o cliente não entra pela casa de banho, pois não? Ou pelo quarto? Não, entra pela porta que provavelmente irá dar a um hall ou a uma sala. Por esse motivo, ao fotografar um imóvel faça o trajecto como se estivesse a fazer uma visita com um cliente e passe por todas as divisões da casa de uma forma sequencial. No momento da publicação, garanta que seguem a mesma ordem.

 

Ângulos das fotografias:

Na hora em que decidir vender o seu imóvel, evite sempre tirar fotos de baixo para cima (ou vice versa) pois o ambiente pode ficar deformado e dar uma impressão errada aos clientes. Opte por tirar fotos a partir de um canto da divisão, de forma a dar uma visão mais realista do espaço. A foto deverá ser tirada sempre ao nível do peito e a partir dos cantos das divisões.
Importante: tire as fotos na horizontal, e nunca na vertical.

Não

SIM

Pormenores:

São os pormenores que vendem mais no que toca à diferenciação quando está a vender um imóvel. Aproveite a vista das janelas sempre que possível e não se limite a fotografar as divisões. Dê destaque a uma vista para o rio/mar, jardins e parques, paisagens. Estes detalhes vendem mais do que simples paredes. Valorize também os elementos que possam acrescentar valor ao imóvel: churrasqueira, piscina, terraço, garagem, aquecimento, varandas. Na hora da tomada de decisão, estes detalhes podem fazer a diferença.

vender imóvel
vender imóvel
vender imóvel

Conforme temos vindo a demonstrar, a qualidade das fotografias tiradas e anunciadas são muito importantes quando pretende vender o seu imóvel e produzem um forte impacto na hora do primeiro contacto com os clientes. Seguem alguns exemplos de como fotografias más podem acabar por denegrir a imagem de um imóvel, ao contrário das fotografias de qualidade que despertam o interesse necessário.

Conheça o melhor site de imobiliária em Moçambique.

Partilha este artigo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Newsletter

Receba nossas newsletters

Você também pode gostar destes artigos: